Finalmente a torcida do Corinthians pôde soltar o grito de campeão. Líder desde a quinta rodada do Brasileirão, houve quem duvidasse do título, principalmente quando o Palmeiras esteve na cola do Timão. Mas a justiça foi feita e o time de Fábio Carille pôde comemorar o título, ainda na 35ª rodada.

Sem as contratações badaladas de times como Palmeiras e Flamengo, que juntos gastaram mais de R$ 115 milhões (!), o treinador do Timão chega ao final de 2017 com os títulos de campeão do Paulistão e do Campeonato Brasileiro. A receita do sucesso de Carille? “Foi ter definido uma forma de jogar o quanto antes. Repetimos muito bola parada, de ataque ou defesa. Chegamos para o primeiro jogo (do Paulistão) com o São Bento com seis treinos definidos de bola parada”, entregou Carille, após o jogo do título.
Essa receita fez o técnico, em seu primeiro ano como treinador efetivo de uma equipe profissional, abocanhar o principal campeonato estadual do país e o Brasileirão.
À frente da comissão técnica corintiana desde dezembro de 2016, Fábio Carille adotou um modelo de jogo que valoriza uma defesa bem armada, aliada a ataques rápidos e eficientes. Não é à tôa que o Timão tem o artilheiro do Brasileirão (Jô, com 18 gols até o momento), mesmo não tendo o ataque com o maior número de gols, e a defesa menos vazada do campeonato.
Carille construiu durante todo o ano o time campeão brasileiro. Não se trata de uma arrancada na reta final, mas de um certame liderado por uma equipe quase que de ponta a ponta. É bem verdade que times como o Grêmio apresentam um futebol mais bonito do que o Corinthians, mas sem dúvidas o padrão tático que Carille imprimiu foi o mais competente, afinal, foi com ele que mais se venceu no Brasileirão 2017.
Resta agora observar o desenrolar da carreira de Fábio Carille, uma vez que ele agora entra no hall de grandes treinadores do futebol brasileiro, já em seu primeiro ano como treinador. As cobranças a partir de agora, com certeza, passam a ser muito maiores, mesmo com o desmonte natural pelo qual o elenco passará. Torcida, diretoria e imprensa vão lembrar do que Carille está fazendo este ano, caso em 2018 o Timão não passe da primeira fase da Libertadores e/ou seja eliminado antes das semifinais do Paulistão?
Parabéns pelo que construiu, Carille, mas não se iluda. Ano passado Cuca, também Campeão Brasileiro, era tão festejado quanto você.