Cervejando

Cervejando

"E O PRÊMIO VAI PARA..."

por Vinício Carvalho , em 2017-11-25 00:00:00

O Brussels Beer Challenge é um dos maiores concursos cervejeiros do mundo. Esse ano o concurso foi sediado em Namur, cidade localizada na Valônia, região francófona da Bélgica. Em sua sexta edição, a premiação avaliou diversos estilos de cervejas de países como Brasil, Canadá, China, França, Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca, entre outros.



A disputa abrangeu mais de 1.500 cervejas, um aumento de quase 25% em relação a 2016. O Brasil, a Alemanha e a China foram os maiores responsáveis por este aumento. As outras cervejas vieram vieram de outros 40 países. Elas foram analisadas por um júri formado por 85 avaliadores, de 25 países. Para eles foram servidos, durante 3 dias, cerca de 10 mil copos com amostras. Assim como em edições anteriores do Brussels Beer Challenge, o Brasil fez bonito em 2017. Foram 26 medalhas em diversas categorias.



Lembrando que as cervejas são avaliadas em degustação às cegas e o Brussels Beer Challenge tem seu próprio sistema de pontuação e agrupamento de estilos. São quatro categorias de premiação: Ouro, Prata, Bronze e Certificado de Excelência (algo tipo Menção Honrosa).



Mas o que faz uma cerveja ter medalha de ouro e outra ganhar de prata? E quem julga isso? De que forma? 

As competições cervejeiras já estão no calendário oficial de todas as cervejarias que estão na luta para ganhar mais espaço ou para ser descoberta. Esses concursos foram criados como uma ferramenta importante para incentivar a arte e a ciência cervejeira.

Muitas cervejarias criam sua reputação nesses concursos, e tomam como desafio conseguir uma medalha de um grupo de degustadores treinados - Ter um feedback positivo de especialistas sobre o quanto sua receita é fiel ao estilo que se propõe é bem importante.

Para quem tá começando a fazer cerveja é de grande valor receber notas e recomendações sobre os problemas encontrados, para que se for o caso resolvê-los.

Existem diversas maneiras de selecionar os vencedores, e cada competição tem sua regra, mas no geral, formam-se júris compostos por mestres cervejeiros, sommeliers, juízes habilitados e profissionais da área com experiência para analisarem as cervejas em conjunto. 



Eles devem preencher um formulário que incentiva a análise das características de cada cerveja, escrevem e dão notas para os seguintes quesitos: Aparência, aroma, gostos, retrogostos, precisão de estilo, drinkability e etc. As cervejas são sempre servidas às cegas. As anotações dos juízes serão entregues, no fim do evento, para as cervejarias para que eles possam ter um apropriado feedback da impressão que sua cerveja deixou nos degustadores profissionais.


A primeira coisa a se ter em mente sobre uma boa cerveja para concursos é: fidelidade ao estilo proposto. As melhores pontuadas são sempre as mais fieis a descrição do modelo ideal, equilíbrio é a palavra. É claro que existe espaço para inovação, mas para o concurso, o que conta mesmo é o domínio da receita.




Principais Concursos: 
- World Beer Cup

- European Beer Star
- Australian International Beer Awards
- Mondial de la Bière
- World Beer Awards
- South Beer Cup


Concursos no Brasil:


- Campeonato Brasileiro de Cerveja
- Concursos das Acervas em cada estado (Associação dos Cervejeiros Caseiros)
- Concurso "Mestre Cervejeiro"


Cervejarias mais premiadas do Brasil
- Bamberg
- Bierland
- Wals
- Bodebrown
- Eisenbahn
- Tupiniquim