Missão Gourmet

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Salada de Grão de Bico

por Eduardo Falcão, em 2016-07-05 08:33:00

SALADAS E OUTROS VERDES

Quando pensamos no almoço geralmente a salada é a ultima coisa que vem a cabeça isso quando ela ainda é excluída da refeição. Mas ultimamente as saladas vêm cada vez mais ganhando espaço, seja pela procura de uma melhor qualidade na alimentação, seja para realizar uma dieta ou ate por mudanças maiores na alimentação como os vegetarianos e os veganos. Também com a valorização que a gastronomia vem conquistando abre espaço para novas experimentações e possibilidades de combinações. Existe uma grande variedade de possibilidades de receitas quando falamos de saladas que vão da entrada a prato principal, seja como acompanhamento ou como a refeição por completa. E quando se fala em valor nutricional as saladas disparam, encontramos nelas nutrientes em abundancia e que muitas vezes não encontramos em outros alimentos. Uma dos maiores pontos positivos das saladas é a possibilidade de comer cru, o que economiza tanto no tempo quanto no preparo e ainda mantém o valor nutricional.

E o melhor que pode ser consumida diariamente e salada não é composta apenas de folhas, cabe muita proteína como bacalhau ou bacon (bacon combina com tudo, até com sorvete). Ao consumir diariamente ajudam na manutenção do peso e ate a emagrecer já que trazem uma sensação de saciedade com pouquíssimas calorias, regulam o intestino, hidratam o corpo, são fontes de vitaminas e minerais e de fácil digestão.

A dica é sempre manter uma boa higienização (o processo já foi explicado em textos anteriores, vai lá dá uma olhada), comprar os alimentos mais frescos possíveis, procure escolher os que têm as folhas mais inteiras e ou as cascas mais intactas possíveis, use também temperos mais naturais possíveis como o sal rosa ou o marinho, limão e outros, elas podem ser temperadas com apenas sal e limão ate molhos mais sofisticados. A própria salada pode ser da mais simples (alface, tomate e cebola) ate das mais sofisticadas (com proteínas mais caras e ingredientes de difícil acesso).

Que tal uma salada então?

Receita:

Salada de Grão de Bico



Ingredientes:

· 250g de grão de bico

· Cebola

· Alho

· Cheiro verde

· Azeitonas verdes e pretas em rodelas

· Tomate cereja ou em cubos

· Pepino

· Folhas de hortelã

· Pimenta do reino ou de sua preferência

· Suco de um limão

· Azeite

· Mostarda (se preferir)

· Sal rosa ou de sua preferência


Modo de preparo:

Deixe o grão de bico de molho por volta de 10 a 12 horas (só deixar de molho antes de dormir) dentro da geladeira. Escorra e vá tirando as cascas. Cozinhe na pressão com o alho, sal, um pouco de azeite e água acima dos grãos, quando levantar fervura deixe uns 10 minutos para ficar al dente. Então escorra a água e retire as cascas que ainda restam.

Misture o limão, azeite, mostarda, sal e pimenta e reserve, o molho está pronto.

Corte a cebola em tiras, o tomate em cubos e o pepino em rodelas bem finas (passe no fatiador).

Misture tudo e regue com o molho. Pode servir ou colocar na geladeira.

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