Missão Gourmet

Missão Gourmet

Receita: Andu com Tudo Dentro

por Eduardo Falcão, em 2016-06-17 10:49:00

Em tempos de crise quem come feijão é Rei.

Feijão é um alimento completo composto de carboidratos (60-65% de sua composição), proteínas (16-33%) e fibras (3-7%). É fonte das vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6), de ácido fólico, de ferro, fósforo e magnésio. Pode ser consumido diariamente e faz parte da cultura gastronômica do povo brasileiro.

Só que no preço que se encontra e sem um governo para regulamentar os valores de produtos básicos como este(não estamos aqui para falar de politica, só para espetar), a solução é encontrar alternativas. Mas quais alternativas?

Um dos encantos da gastronomia são suas inúmeras possibilidades, ao substituir um ingrediente você consegue criar outro prato, ao errar uma receita surge uma nova, ate no erro você pode acertar.

Mas saiba que o erro pode ser sentido no olfato antes mesmo de chegar ao paladar e as vezes não tem tempero que dê jeito.

Vamos ao que interesse. A proposta é substituir o tão #ultrasupermegavalorizado feijão por outras alternativas. Com certeza você deve ter várias opções para esse impasse, de qualquer forma iremos listar algumas possibilidades. Dentre elas algumas são grãos e outras são alternativas tão nutritivas quanto. Isso também pode ser muito útil para aquelas pessoas que não gostam de feijão ou que gostam de variar o cardápio.


Grão-de-bico
- Composto de carboidratos, proteínas e fibras. Fonte das vitaminas do complexo B, de ácido fólico, de ferro, fósforo e potássio. Deve ser consumido na sua forma cozida e geralmente é servido em forma de saladas.

Ervilha
- Fonte de vitamina B1, e moderadamente rica em ferro, potássio e cálcio. Tem melhor digestão se for consumida bem cozida e sem a pele. As preparações com este grão são grandes: sopas, saladas, risotos.

Soja
- É o alimento vegetal fonte de proteína de ótima qualidade, por isso é considerada uma possibilidade de substituição da carne. É composta também de carboidratos, fibras e é fonte de vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, magnésio, potássio e iodo. Geralmente consumida em forma de salada, ou preparações substitutas da carne, como quibes, almôndegas e hambúrgueres.

Lentilha
- Alimento fonte de proteínas e carboidratos. Fonte de vitaminas do complexo B, ácido fólico, potássio, fósforo, cobre, ferro e magnésio. Geralmente usado com o arroz no lugar do feijão, pois juntos oferecem uma ótima oferta de nutrientes. Também pode ser consumido como sopa.

Fava
- Mais calórico que os demais. Também é fonte de proteína, carboidratos, fibras, ferro, magnésio, potássio, zinco, vitaminas do complexo B e antioxidantes.

Tremoço
- Três vezes mais rico que o leite de vaca em proteínas. Fonte de cálcio, fósforo, vitamina E, vitaminas do complexo B, ferro e ômega 3 e 6. Assim como a soja, é uma ótima opção de substituição de carne para os vegetarianos por ter uma proteína de ótimo valor biológico.

Andu - Possui teores elevados de proteína vegetal da ordem de 20-40% e é uma boa fonte de carboidrato. Contêm diversos flavonóides, como cajanina, cajanol, cajaflavanona, cajanona . Também contém ácido p-hidroxibenzóico, fenilalanina, cajaminose e um aminoglicosídeo, 19 – 20% de proteínas, 1,1 – 1,2% de lipídios e 62 – 64% de glicídios.

Receita:

Andu com Tudo Dentro

Ingredientes:

· 300g de Andu

· Bacon ou toucinho (se preferir use os dois)

· Carne seca ou carne do sol

· Linguicinha defumada

· Cebola

· Pimentão (de sua preferência)

· Tomate

· Alho

· Folha de louro

· Salsinha

· Cebolinha

· Pimenta preta

· Sal a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe o andu com água, sal e folha de louro na panela de pressão por 10 min após pegar pressão, deixe o grão al dente, se achar necessário deixe mais tempo. Reserve o andu. Em uma panela ou frigideira grande frite o bacon, acrescente a linguiça em rodelas e a carne do sol em cubos e deixe fritar. Acrescente a cebola em tiras e o alho picado. Depois acrescente o pimentão e o tomate. Então quando tiver quase pronto acrescente o andu e misture bem. Para finalizar tempere com salsinha e cebolinha picada e pimenta preta. Pode usar ervas de sua preferência como orégano ou tomilho, secas ou frescas. Acompanha arroz branco e se achar necessário alguma salada com folhas como alface que auxiliam na digestão.

Dica¹
- Você também pode acrescentar tudo isso ao cozimento do andu pouco antes de finalizar e deixar com caldo, acrescentando um pouco de creme de leite após desligar o fogo para deixar mais cremoso.

Dica²
– Acrescente também costela suína frita.


 


Sigam @falcaoedu  @buteco512  @agostodebuteco