Missão Gourmet

Missão Gourmet

Made in China: Panela Wok e Yakissoba

por Eduardo Falcão, em 2016-09-02 11:13:00

Quer uma dica de uma panela versátil e diferente? Que tal uma WOK? Uma panela/frigideira de origem chinesa e muito utilizada no preparo de um famoso prato, o Yakisoba. Formato arredondado e funda, existem algumas variações onde o fundo é achatado e ela pode ser tanto de cabo quanto alça quanto os dois, a mais recomendada seria a de cabo e alça já que é uma frigideira grande e facilita o preparo de uma quantidade boa de comida assim também facilita o manuseio.

 



O seu formato é apropriado para alguns preparos que são melhores elaborados nela. Geralmente são pratos orientais como os chineses e os tailandeses. Mas você pode preparar pratos de qualquer lugar inclusive nacionais, ótima para refogados ou simplesmente o bom e velho mexidão e quem sabe ate criar suas receitas. Use a imaginação e se permita.

Uma dica importante dessas panelas é a manutenção, principalmente por ser antiaderente, utilize colheres de preferência que não irão arranhar a panela durante os preparos (um “pão duro” que é um tipo de colher/espátula pode melhor ou ate mesmo as colheres de plástico), após o uso lave-a logo e a seque, não deixe no escorredor, por ser grande ocupa um pouco mais de espaço, mas evite colocar outras panelas dentro dela.

Onde encontro dela para comprar? Existem vários sites, nada que uma pesquisa rápida no Sr. “Sabe Tudo” Google não resolva. Também facilmente encontrada em várias lojas físicas que trabalham tanto com produtos para cozinha como em supermercados e lojas de departamentos.

E já que estamos falando de uma panela chinesa que tal uma receita amada mundialmente e que vem de lá?
 

Yakisoba Misto

Ingredientes:

· 500g de macarrão para yakisoba

· 500g de carne de sua preferência cortada em cubos (carne vermelha ou frango ou porco ou camarão ou misture as que preferir)

· 1 cebola branca grande cortada em cubos grandes

· 1 cebola roxa grande cortada em cubos grandes

· 1 pimentão verde, amarelo e vermelho cortado em cubos grandes

· 1 cenoura grande cortada em cubos

· 1 brócolis

· 1 repolho

· 1 acelga

· Molho Shoyu

· 500 ml de água fria

· 1 colher de sopa de amido de milho

· Açúcar

· Óleo de gergelim ou azeite doce

· Pedaço pequeno de gengibre ralado

· Sal e pimenta (opcional)



Modo de preparo:

Corte tudo em cubos das carnes aos legumes. Cozinhe a massa deixando al dente, frite no óleo de gergelim e reserve. Refogue a carne no óleo de gergelim e acrescente um pouco de molho shoyu e reserve. Enquanto isso refogue os legumes e verduras no óleo de gergelim, comece pelos mais duros e vá acrescentando os demais. Acrescente então a carne, o gengibre ralado, molho shoyu e o açúcar. Dissolva 1 colher de sopa do amigo na água e acrescente. Quando o molho estiver bem encorpado acrescente a massa. Acerte o sal e acrescente pimenta se achar necessário. Está pronto seu yakisoba.