Mesa 51

Mesa 51

Mesa 51: Mesa de buteco e jogo de tabuleiro também combinam! (desde que as cartas tenham sleeves)

por Rubens Freitas, em 2014-12-16 00:00:00

Bom dia boa tarde boa noite ou qualquer horário em que você esteja lendo! Como você costuma se divertir com os amigos? Uma cervejinha domingo à tarde? Um bom e velho baba sábado à noite? Ou algo um pouquinho mais nerd como jogos de tabuleiro?
 
 
E se por jogo de tabuleiro você pensou logo em War, Banco Imobiliário ou Imagem e Ação, vai tirando seu cavalinho da chuva que nós estamos falando de jogos “um nível acima” desses aí. Não que eu não tenha perdido tardes inteiras tentando conquistar a Ásia, África e Oceania, ou chorado de tanto rir com as mímicas mais esdrúxulas para a palavra Imaculada no Imagem e Ação.
 
A quantidade de jogos de tabuleiro disponíveis é quase infinita. Podemos dizer que existem jogos para todo tipo de pessoa, até para os que não gostam de jogos. E, como ficaria difícil fazer uma lista dos melhores jogos de tabuleiro, fiz uma lista (com ajuda de amigos – valeu Mário!) de alguns jogos fáceis de encontrar no mercado nacional e que são diversão garantida.
 
Carcassone - O objetivo do jogo é a construção de cidades medievais fortificadas, campos, estradas e mosteiros, com o uso de blocos. O tabuleiro do jogo vai ganhando novas formas turno após turno, fazendo com que nenhum jogo seja igual ao anterior. Cada jogo demora cerca de 30/45 minutos, dá para ser jogado por dois a cinco jogadores, maiores de 8 anos. É um jogo de família, com regras simples e rápidas.
 
 
Pandemic – Um dos jogos mais bacanas para perder hahahahaha. O jogo é cooperativo e baseado no combate às doenças epidêmicas. Os jogadores representam cinco importantes profissionais que atuam no combate à grandes epidemias que ocorrem em escalas mundiais. Quanto mais o tempo passa, mais elas tendem a se alastrar, podendo haver surtos etc., e tornando a missão cada vez mais difícil – ou impossível! Dura em média 45 minutos, pode ser jogado de 2 a 4 pessoas, maiores de 10 anos.
 
Zombicide – Quem não gosta de matar zumbis? Matar miniaturas de zumbis num tabuleiro então? Maravilha! Encontre armas, mate zumbis. Quanto mais zumbis você mata, mais habilidoso você fica; quanto mais habilidoso você fica, mais zumbis aparecem. O jogo é coperativo, então, se você não sabe ajudar os amiguinhos, nem se arrisque. Esse é o tipo de jogo que sozinho não dá pra ganhar! Para 1 a 6 jogadores, com idade de 13 anos ou mais. Uma partida dura de 20 min (tabuleiro iniciante) a 3 horas (tabuleiro expert).
 
 
King of Tokyo – Godzila que se cuide! A ideia aqui é ser rei de Tokyo! Controle monstros mutantes, robôs gigantes e outras criaturas sentando a porrada em seus amiguinhos! King of Tokyo é um dice game, ou jogo de dados, muito divertido e rápido, perfeito pra passar o tempo. Recomendado para crianças acima dos 8 anos, pode ser jogado de 2 a 6 jogadores e as partidas duram em média 30 minutos.
 
 
Game of Thrones Boardgame – Sabe War? Adicione cartas, 102983791826378 regras, um best seller e você tem Game of Thrones. O jogo permite aos jogadores controlar as grandes Casas de Westeros em uma luta épica (ou não) pela conquista do Trono de Ferro. O jogo precisa de paciência e se você não gosta de jogos que exigem planejamento, distribuição de recursos e diplomacia, esse jogo não é para você.
 
 
Essa lista não é um Top5, portanto, não me crucifiquem  caso não gostem de algum dos jogos citados problema seus e me convidem para jogar! Espero vocês na semana que vem!