Ctrl+C/Ctrl+V

Ctrl+C/Ctrl+V

VOCÊ SABE O QUE É COMPOSIÇÃO CORPORAL?

por Herley Rocha, em 2017-09-01 00:00:00



É extremamente comum vermos no dia-a-dia pessoas que fazem loucuras em busca da redução de peso, desde dietas loucas até usar de forma indiscriminada remédios controlados. É a busca da estética sem se preocupar com a saúde. Mas convenhamos: será que realmente a estética está diretamente ligada ao número que aparece na balança? Quantas vezes você ouviu alguém dizer que perdeu muito peso, mas além de não ter conseguido bons resultados estéticos ainda conseguiu angariar alguns problemas de saúde nesse processo? Provavelmente um bom punhado de vezes.

Hoje a gente vem falar sobre composição corporal que no mais simplório conceito é o conjunto dos componentes que formam a massa corporal. Já ouviu alguém dizer que possui “x”% de gordura corporal? Então! É disso que se trata. Perder peso em si não é o mais importante. Primeiro que uma redução drástica de peso normalmente é conseguida abdicando de cuidados com a saúde e muitas vezes um número grande de quilos perdidos pode significar que o indivíduo perdeu muita massa magra que é exatamente o que ele não queria perder quando pensava em emagrecer. Por outro lado tem aquelas pessoas que mantêm o peso na balança e percebem uma grande diferença na sua silhueta. Isso normalmente ocorre porque no processo de emagrecimento essa pessoa conseguiu queimar gordura e de quebra, ganhar uma massa magra. Ai você pode estar se perguntando: porque ela aumentou ou manteve o peso e reduziu medidas? Isso ocorre pela densidade do tecido muscular frente ao tecido adiposo (gordura). O volume de 1 quilo de gordura é bem maior que o volume de 1 quilo de músculo (ou massa magra) e isso faz com que ocorra esse “paradigma”.







Nesses casos o ideal é que a pessoa se encha sempre de informações valiosas ou procure profissionais especializados para não incorrer no erro de achar que está emagrecendo e que aquilo por si só é saudável. Filtre o que ouve para não cair nos mitos dos chás, sopas e dietas milagrosas. O máximo que você vai conseguir é se enganar e ainda prejudicar sua saúde! Até a próxima!