Ctrl+C/Ctrl+V

Ctrl+C/Ctrl+V

Gelar cerveja novamente deixa ela choca. Mito ou Verdade?

por MHM, em 2017-09-13 00:00:00

Aquela cerveja que sobrou da sua festa acabou esquentando. Será que colocá-la de volta a geladeira vai estragar? 

Se você fizer isto somente uma vez, não. 

O mito de que a cerveja fica choca depois de requentada é explorado a exaustão nas mesas de boteco. Mas, o fato é que uma mudança pequena na temperatura não é responsável por proporcionar maus odores ou fim da carbonatação da cerveja. Mas, se a cerveja chegar ao ponto de congelar, é melhor esquecer. Quando acontece uma variação extrema da temperatura da bebida ela perde o gás carbônico, ou seja, no popular fica choca.





Conheça outros defeitos comuns da cerveja:


LIGHTSTRUCK (EFEITO GAMBÁ) 

Ele acontece quando a bebida fica com um aroma extremamente ruim, parecendo o de gambá. Isto é causado simplesmente pela exposição à luz de cervejas menos lupuladas, como as comerciais. Por isso que esses rótulos usam garrafas com a coloração ambar, para diminuir esse efeito. Cervejas terão aroma de gambá se forem deixadas expostas à luz solar direta ou armazenados sob luzes fluorescentes como em supermercados. É chamado assim porque o composto químico 3-metil-2-buteno-1-tiol, resultado da reação com a luz, é quase idêntico ao composto encontrado nas glândulas anais do gambá. 

OXIDAÇÃO 

A oxidação da cerveja acontece pela presença de oxigênio durante o processo e estocagem da cerveja. É facilmente reconhecida pelo cheiro de papelão molhado.