Com Bola e Tudo

Com Bola e Tudo

Seu time está no Z-4? Ainda dá tempo, mas é melhor preparar o coração

por Guilherme Barbosa, em 2017-08-30 00:00:00

Fim da 22ª rodada e, enquanto o Corinthians espera a hora de gritar “é campeão”, o restante dos times da Série A do Brasileirão fazem contas, analisam estatísticas e históricos para saber se dá para atingir o seu objetivo, seja ele se classificar para a Libertadores, Sulamericana ou mesmo fugir da zona de rebaixamento (sim, ao meu ver a briga pelo título já inexiste).




No caso das equipes que estão no Z-4 (Chapecoense, Avaí, São Paulo e Atlético - GO) o desespero começa a bater à porta. “Ah, mas ainda restam 16 rodadas, são 48 pontos para disputar”, você pode estar dizendo. E, claro, no quesito quantitativo, você tem toda razão, mas vamos dar uma olhada no histórico?


De acordo com um levantamento feito pelo jornalista Rafael Bullara, do Lance!, 70% dos times que estavam na zona da degola ao término da 22ª rodada acabaram jogando a Série B no ano seguinte. Para ser mais exato, nas 11 edições dos pontos corridos com 20 clubes, 31 das 44 equipes que estavam na zona de rebaixamento após 22 rodadas acabaram rebaixadas.


No caso dos torcedores do São Paulo e do Atlético - GO, o histórico aponta uma situação ainda pior. Desde 2006, quando a Série A passou a ter 20 times, só dois (Santos, em 2008, e Fluminense, em 2009), dos 22 times (ou seja, 9%) que estavam nas duas últimas posições na 22ª rodada conseguiram se livrar de jogar a Série B no ano seguinte.


Confira como estava a zona de rebaixamento nas 22ªs rodadas de 2006 pra cá:


2016 – Inter, Figueirense, Santa Cruz e América-MG (todos caíram)

2015 – Avaí, Coritiba, Joinville e Vasco (só Coritiba se salvou)

2014 – Botafogo, Palmeiras, Criciúma e Vitória (só Palmeiras se salvou)

2013 – Criciúma, Vasco, Ponte Preta e Náutic0 (só Criciúma se salvou)

2012 – Palmeiras, Sport, Figueirense e Atlético-GO (todos caíram)

2011 – Atlético-MG, Avaí, Atlético-PR e América-MG (só Atlético-MG se salvou)

2010 – Atlético-MG, Atlético-GO, Goiás e Grêmio Prudente (Atléticos se salvaram)

2009 – Náutico, Botafogo, Sport e Fluminense (Bota e Flu se salvaram)

2008 – Náutico, Portuguesa, Santos e Ipatinga (Santos e Náutico se salvaram)

2007 – Atlético-PR, Náutico, Juventude e América-RN (Atlético-PR e Náutico se salvaram)

2006 – Flamengo, Ponte Preta, Fortaleza e Santa Cruz (só o Fla se salvou)


Seleção Brasileira - Até o momento parece que a Seleção Brasileira quebrará uma escrita sua nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. É que pela primeira vez, o técnico não teve que fazer nenhum corte na lista de convocados. Cada convocação nas Eliminatórias serve para dois jogos. Até agora foram sete convocações para os jogos das Eliminatórias – três feitas por Dunga e quatro com Tite. Em todas as outras houve cortes, a maioria deles por motivos médicos.


Confira os próximos jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias:


Quinta-feira (31), às 21h45 - Brasil x Equador - Arena do Grêmio


Terça-feira (5), às 17h30 - Colômbia x Brasil - Metropolitano BarranquillaFim da 22ª rodada e, enquanto o Corinthians espera a hora de gritar “é campeão”, o restante dos times da Série A do Brasileirão fazem contas, analisam estatísticas e históricos para saber se dá para atingir o seu objetivo, seja ele se classificar para a Libertadores, Sulamericana ou mesmo fugir da zona de rebaixamento (sim, ao meu ver a briga pelo título já inexiste).