Butecando

Butecando

Sanduíche Integral de Frango Grelhado com Molho Holandês e Pasta de Avelã

por Dannillo Rocha, em 2015-08-25 09:38:00

O desafio lançado ao Missão Gourmet dessa semana foi dado pela colega jornalista Lays Macedo. Fui entrevistado por ela recentemente para a página oficial do Festival de Inverno, onde tratamos sobre dicas do que vestir no evento.
 
Segue o link. Tô divo, tô deuso, tô amor:
 
 
No bate papo comentei com ela que escrevia uma coluna aqui e ela achou que seria massa uma alternativa aos que vão à festa encher o talo de pinga de bambu e que depois de horas em pé e sacolejo enfrentam filas enormes nos trailers da vida no final da festa. O pobre do organismo além de ter que lidar com o esforço físico dos bate cabelo, com o fígado trabalhando em dobro por conta dos bons drink a mais, ainda tem que se virar pra digerir um boi e uma coca cola de 2 litros. O individuo morre de ressaca e indisposição e no dia seguinte vende o passaporte por 10 conto. Os cambista pira!
 
Pedi à também amiga, a nutricionista Bruna Braga, uma lista de sugestões de ingredientes para criar uma receita que substituísse o podrão numa situação como essa de pós-festa. Esforço físico + ingestão de álcool + noite de sono perdida.
 
Segundo ela, antes de tudo e não menos importante, devemos investir em hidratação! Água antes, durante e depois. O combo álcool + folia potencializa a desidratação e a dor de cabeça do dia seguinte pode ser evitada com a medida. Agora a lista dos ingredientes sugeridos e o porquê deles.
 
01 Alguma fonte de carboidrato integral como pães ou alguma massa = irão ajudar a repor a energia consumida e os de origem integral colaboram no processo de desintoxicação
 
02 Gengibre = Combate o enjoo e a náusea pois tem efeito anti-inflamatório no sistema digestivo
 
03 Azeite de Oliva = Retarda o tempo de absorção do álcool pelo organismo
 
04 Espinafre = Contém vitaminas e minerais que colaboram para a recuperação e limpeza do fígado
 
05 Ovos = O corpo ao metabolizar o álcool se sobrecarrega e libera ainda mais toxinas no corpo, o ovo possui elementos que ajudam a amenizar este efeito
 
06 Oleaginosas = Avelã, castanhas, nozes, além de antioxidantes contem ácidos graxos que vão ajudar a proteger as artérias que estarão sobrecarregadas com o aumento de toxinas no sangue.
 
Uma boa pedida seria um caldo, ou uma sopa, mas sei que depois de uma festa desejamos algo com substância. E receita de caldo eu já publiquei aqui. E caldo com gengibre e ovo? Hello hein? Então vamos a receita que eu elaborei.
 
Sanduíche Integral de Frango Grelhado com Molho Holandês e Pasta de Avelã 
 
Falando assim parece a coisa mais tirada a besta e difícil do mundo. Mas é simples e delicioso. E relaxem que eu sei que ninguém vai ter coragem de enfrentar a cozinha de madrugada, então pensei aqui em algo que pode ser preparado antes e comido frio.
 
Tempere dois peitos de frango altos (se forem cortados muito finos ficarão secos) com páprica picante, gengibre ralado ou em fatias, tomilho, pimenta do reino, sal, um pouco de vinagre e deixe marinando.
 
Enquanto o frango tá lá na dele vamos adiantar o molho. Coloque numa panela um pouco de água pra ferver. Derreta por volta de 100 gramas de manteiga no microondas e reserve (A amiga nutricionista pira na quantidade de manteiga). Junte 01 gema de ovo, meia colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de água quente, desligue a água quando ferver e coloque a vasilha que utilizou sobre a panela e faça um banho maria com essa mistura e bata bem. Adicione aos poucos a manteiga derretida e continue batendo até o molho encorpar. O molho vai virar uma espécie de maionese, mas menos consistente. Tempere depois com pimenta do reino e queijo parmesão ralado.
 
 
Para a manteiga de avelã, use por volta de 200 gramas de avelãs. Leve ao forno por 20 minutos para tostar um pouco. Depois de frias descasque e bata num processador. Primeiro ela ficará farinhenta, mas se você continuar a bater ela ganhará consistência de pasta, igual a uma manteiga. E pimba, é só isso. Você pode fazer o mesmo com amendoim e/ou nozes. O resultado é ótimo e apesar de parecer muito trabalho a manteiga rende e você poderá aproveitar e usar não só para essa receita mas por exemplo combinando com chocolate e torradas fica coisa linda de Deus.
 
 
 
Agora grelhe o frango. A panela deve estar bem quente, quando colocar o frango pra grelhar, não aperte nem mexa o tempo inteiro. Esquece ele lá 3 minutos de um lado e 3 do outro no máximo e ele ficará cozido e suculento. Com o tempo o frango perderá umidade e tende a ficar mais seco, mas o molho garantirá suculência.
 
 
Depois aqueça e deixe tostar um pouco o pão integral numa frigideira dos dois lados. Passe a manteiga de avelã. Corte o frango em tiras e despeje o molho holandês sobre. Faça uma saladinha com folhas verdes, espinafre, acelga, alface americano, tomates cerejas... Fica a teu critério e da disponibilidade na despensa, tempere com azeite, limão e uma pitada de sal. Ah, eu adicionei uma fatia de cheddar porque eu não sou obrigado.
 
 
Monte o sanduíche, vá pra festa e curta, depois se delicie sendo saudável, fino e gourmet, enquanto nego corre pra farmácia atrás de um antiácido e um analgésico.